O que é a idade óssea?
Idade óssea é o modo pelo qual os endocrinologistas
pediátricos podem avaliar o grau de maturação do corpo. O cálculo da idade óssea é feito
comparando-se a visualização dos centros de ossificação da mão esquerda de uma
criança com padrões previamente estabelecidos, os chamados Atlas de idade
óssea.
Ao lado podemos ver duas radiografias que foram feitas para avaliar a idade óssea. A radiografia da esquerda é de um menino de 8 anos e a da direita é de um menino de 14 anos. Nota-se, sobretudo no punho (fica na base da mão, aonde tem um aglomerado de ossinhos), que os centros de ossificação estão mais avançados à direita.
O desenvolvimento do corpo de uma criança está muito mais relacionado á idade óssea do que à idade cronológica (baseada na data de nascimento). Assim, se uma menina tiver uma idade óssea de 13,5 anos, ela provavelmente já terá menstruado, visto que a menarca (primeira menstruação) ocorre normalmente quando a menina tem uma idade óssea de 12 anos e 9 meses.
O crescimento estatural (em altura) também tem uma importante relação com a idade óssea, pois a menina cresce até uma idade óssea de 16-17 anos e o menino até 17-18 anos.
O que é uma idade óssea normal?
Na maioria das crianças a idade óssea é muito perto da idade cronológica. Em uma criança jovem, uma variação de 6-9 meses é freqüentemente encontrada. Já em adolescentes freqüentemente encontramos uma variação de 12-18 meses. Na verdade o que é importante é a comparação entre idade óssea, idade cronológica e o desenvolvimento corporal (altura e desenvolvimento sexual) de cada criança. Uma criança pode ter uma idade óssea 2 anos avançada e não causar preocupação já outra pode ter uma idade óssea somente 18 meses avançada e isto ser um motivo para uma maior investigação.
Quais os hormônios que avançam a idade óssea?
Para o avanço normal da idade óssea é necessária a presença de hormônios tireoidianos, de crescimento e os esteróides sexuais. Quando a idade óssea avança muito rapidamente tanto pode ser uma característica individual daquela criança como pode indicar a presença de níveis de esteróides sexuais acima do esperado para a idade.