Hipotireoidismo congênito é quando os níveis de hormônio tireoidiano dosados no sangue estão abaixo do ideal no recém-nascido.

 

Quais os sinais de hipotireoidismo congênito?

            Nos primeiros meses de vida a criança com hipotireoidismo congênito apresenta discretas características clínicas, daí ser fundamental a realização do teste do pezinho (triagem neonatal) para o diagnóstico precoce desta condição.

 

Quais as causas para o hipotireoidismo congênito?

            A mais comum é um defeito na formação da glândula durante o período neonatal ou um problema durante o processo de deslocamento da glândula, lembrando que as células que darão origem à tireóide originalmente estão na base da língua e daí se deslocam para a região anterior do pescoço.

 

Como é feito o diagnóstico de hipotireoidismo congênito?

            O diagnóstico é feito principalmente através do teste de triagem neonatal.  Quando este teste está alterado para a função tireoidiana o médico pode solicitar as dosagens no sangue de T4 e TSH.  Classicamente, os níveis no sangue de T3 e T4 encontram-se baixos e os níveis de TSH encontram-se elevados, com exceção do hipotireoidismo por lesão de hipotálamo ou hipófise, quando os níveis de TSH não deverão estar elevados.

 

Como se trata o hipotireoidismo congênito?

            O tratamento é feito com o próprio hormônio tireoidiano.  Como o corpo tem a capacidade de converter T4 em T3, baseado na sua necessidade, o tratamento ideal é feito com levotiroxina.  A dose em crianças é maior, por quilograma de peso, do que em adultos e deve ser ajustada baseada nos níveis séricos de T4 e TSH.

 

Quais as conseqüências, para uma criança, do hipotireoidismo congênito?

            Como os hormônios tireoidianos são importantíssimos para o desenvolvimento cerebral normal, a descoberta (seguida do início do tratamento) o mais precocemente possível de níveis baixos destes hormônios se faz fundamental.  Quanto mais precoce for o diagnóstico e o início da reposição hormonal, melhor.  Crianças tratadas antes do primeiro mês de vida normalmente apresentam um QI normal.