Uma criança nasceu e foi realizado o teste do pezinho para avaliação da função tireoidiana.  O resultado foi fora do esperado.  O que isso significa e o que fazer?

Como o teste do pezinho é um teste de triagem, ele não é um teste definitivo.  No caso da avaliação da função tireoidiana o objetivo do teste é levantar a suspeita precocemente de um possível quadro de hipotireoidismo congênito e indicar que crianças devem ser investigadas mais profundamente.

E qual a importância deste diagnóstico ser feito rapidamente?  Hipotireoidismo congênito é uma das causas de atraso mental que pode ser evitado através do diagnóstico e tratamento precoces.  Ou seja, caso uma criança tenha uma deficiência congênita de hormônio tireoidiano, quanto mais cedo for realizado o diagnóstico e iniciado o tratamento melhor será.

Quando o teste do pezinho é positivo é importante que novas amostras de sangue sejam colhidas o mais breve possível, pois algumas vezes apesar do teste de triagem estar alterado, a função tireoidiana está normal (o que pode ser conferido fazendo esta nova dosagem laboratorial).

Baseado nos resultados encontrados nestes novos exames, o médico decidirá se há necessidade, ou não, de iniciar a terapia.  O tratamento para o hipotireoidismo congênito é simples: a ingestão de hormônio tireoidiano, diariamente para o resto da vida (pois este problema não é reversível) normaliza o metabolismo e o desenvolvimento corporal.

 

Retornar:

Home page